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ESGOTAMENTO LABORAL (BURNOUT) – ANSIEDADE e DEPRESSÃO. COMO PREVINI-LA O AMBIENTE DE TRABALHO

Síndrome de burnout. doença ocupacional equiparada a acidente de trabalho.

Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas
de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações
de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou
responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta
síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com
responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores,
policiais, jornalistas, dentre outros.

Traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” exterior.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou
é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a
pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para
os cumprir.

Mencionada síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso
é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros
sintomas.

Nesse sentido, é certo que as doenças psicológicas relacionadas ao stress no
trabalho vêm afetado grande número de trabalhadores, em muitos casos levando
a consequências graves que impossibilitam o profissional a seguir
trabalhando, por este motivo, se fala em ESGOTAMENTO LABORAL ou até
suicídio.

No ano passado, fora divulgada uma pesquisa da International Stress
Management Association (ISMA) a qual revelou que 30% dos trabalhadores
brasileiros – o equivalente a 28 milhões de pessoas – sofrem de burnout.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em 2023 criou um grupo de trabalho para
investigar mortes relacionadas ao stress no trabalho após avaliar diversos
dados preocupantes, por exemplo, o fato de que em 2020 o INSS registrou
quase 290 mil afastamentos por transtornos mentais.

E como podemos prevenir o Esgotamento Laboral?

É responsabilidade da empresa garantir um ambiente profissional saudável e
seguro aos colaboradores. Condutas simples podem ajudar a evitar abusos e
episódios de esgotamento mental, vejamos:

  • Conscientização

A conscientização dos funcionários e gestores sobre a síndrome é essencial.
Assim, se torna possível a identificação de forma precoce dos sinais e
proporcionar ajuda quando necessário.

  • Carga de trabalho de Acordo com os Ditames da Lei

Limites para a quantidade de trabalho executado é de suma importância para
que o colaborar de forma saudável consiga realizar suas tarefas.

  • Apoio do Colaborador

Incentivar aos colaboradores um ambiente de trabalho onde eles possam se
sentir ouvidos, apoiados e valorizados, criar canais de audição e
integração.

  • Treinamentos com as lideranças

Ofereça treinamentos para que os gestores saibam como motivar e apoiar suas
equipes de forma eficaz e saudável.

Condutas como essas podem evitar o desenvolvimento da doença, assim como
ajudam a reconhecer os sinais e sintomas logo no início.

Como colaborador:

  • Defina objetivos na sua vida profissional e pessoal;
  • Priorize atividades de lazer na rotina pessoal;
  • Faça atividades que fujam à rotina diária;
  • Procure conversar com alguém de confiança sobre o que você está
    sentindo;
  • Faça atividades físicas regulares;
  • Evite excessos;

Busque medidas de apoio como grupos e tratamentos terapêuticos.

Agatha de Oliveira | Advogada

Departamento Trabalhista

Advogada Associada do escritório Terras Gonçalves Advogados