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ACIDENTE DE TRABALHO

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), podemos definir Acidente de Trabalho como eventos que ocorrem no ambiente laboral e podem causar danos à saúde ou à integridade física dos trabalhadores.

Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Assim, temos dois tipos de acidente de trabalho:

  • Acidente de Trabalho Típico

    • É o mais comum, sendo aqueles que ocorrem no local de trabalho.
    • Neste sentido, podemos citar as quedas, quedas em altura, cortes e perfurações; defeitos em equipamentos; ausência de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s e Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC’s, negligência do trabalhador e/ou do empregador.
  • Acidente de Trabalho Atípico

    • Nos acidentes de trabalho atípicos é possível elencar as doenças ocupacionais, as quais geralmente são ocasionadas por esforços repetitivos, contaminações por agentes químicos ou biológicos, radioativos, entre outros.

Causas de Acidentes de Trabalho

  • Principais causas de acidentes de trabalho no Brasil:

    • Falta de fiscalização por parte dos empregadores
    • Uso incorreto de EPI’s pelos empregados
  • Causas de acidentes no ambiente de trabalho:

    • Quedas: o trabalho em altura ainda é a modalidade de maior risco de acidentes de trabalho para os trabalhadores, por isso todo cuidado deve ser tomado.
    • Esforço repetitivo: independentemente do tipo de trabalho, as lesões por esforço repetitivo configuram uma das modalidades que mais causam acidentes ou doenças ocupacionais.
    • Contaminação: a exposição a materiais químicos e tóxicos também é um agravante para a segurança do trabalho de centenas de profissionais.
    • Choques elétricos: o trabalho com eletricidade é um dos mais arriscados para os trabalhadores, gerando muitos registros de acidentes por ano.
    • Falta de EPIs: a falta de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo de qualidade também é um grande problema para diversas empresas e profissionais.

Como diminuir os Acidentes de Trabalho?

  • Treinamentos periódicos

    • A manutenção de empregados atualizados e qualificados é de suma importância na excelência do trabalho e diminuição de riscos de acidentes.
  • Evite as distrações no ambiente

    • Todo trabalho deve ser feito com atenção, ainda mais aqueles que envolvem riscos para o trabalhador.
    • É importante que o ambiente de trabalho estimule a produtividade e o foco nas operações.
    • Evite todos os tipos de distrações que possam atrapalhar o andamento do trabalho da sua equipe.
    • O foco à atividade profissional pode auxiliar à prevenção de acidentes que acontecem por falta de atenção.
  • Oriente seus funcionários sobre os riscos

    • Os funcionários devem sempre ser orientados, sendo imprescindível que a pessoa responsável tenha conhecimento total de todos os riscos aos quais o trabalhador estará exposto.
    • O profissional deverá ter conhecimento de cada um deles, não apenas por motivos judiciais, como também para contribuir pela prevenção de acidentes.
    • Uma boa orientação com constantes atualizações é o ideal para manter uma equipe profissional alerta sobre agentes a que está exposta.
  • Não estimule a imprudência

    • Muitos acidentes ocorrem por imprudência, onde o colaborador pensa em resolver alguma situação independente do risco que ela oferece.
    • Ser prudente é ser responsável, e ser responsável é colaborar com a prevenção de acidentes.
  • Mantenha o ambiente de trabalho organizado

    • Um ambiente de trabalho sujo ou desorganizado pode ser motivo de acidentes.
    • Os EPIs fazem o papel de barreira contra o risco, mas não evitam um tropeço ou um escorregão.
    • Mantenha a área profissional limpa e organizada, sem cargas interrompendo passagens, ferramentas largadas ou produtos vazando no chão. Isso pode custar caro para você e para a saúde dos seus funcionários.
    • Se for preciso, crie algumas regras de boa convivência juntamente com a sua equipe para que a manutenção do ambiente para a prevenção de acidentes seja um dever de todos.
  • Exija o comprometimento com o EPI

    • Você tem a responsabilidade e o dever de não só fornecer, como de orientar sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual, bem como, as melhores práticas de manuseio e como devem ser guardados.
    • A fiscalização no uso dos EPI’s é essencial para a prevenção de acidentes.
    • Os treinamentos periódicos, como recomendamos acima, podem ser um estimulante para que o uso do EPI seja visto como uma prática comum e imprescindível para a realização da atividade profissional.